Deputado Arthur Maia prestigia lançamento do Perfil Parlamentar de Osvaldo Coelho

Deputado Arthur Maia prestigia lançamento do Perfil Parlamentar de Osvaldo Coelho

Ao lado do ex-governador Nilo Coelho, o deputado Arthur Maia (DEM/BA) participou, na manhã desta quarta-feira (24), do lançamento do Perfil Parlamentar de Osvaldo Coelho, em parceria com o Instituto Liberdade e Cidadania. A solenidade aconteceu na Câmara dos Deputados e contou com a presença de vários políticos e familiares do homenageado.

Deputado federal por oito mandatos, o pernambucano Osvaldo Coelho, que morreu em 2015, virou objeto de uma extensa pesquisa por parte do historiador Ricardo Rodrigues, ex-chefe da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, culminando com a edição do livro Perfil Parlamentar. Sua atuação parlamentar foi marcada pela defesa intransigente dos interesses do Estado com foco na agricultura irrigada. Ele sempre dizia que os projetos de irrigação se constituíam na maior alavanca de desenvolvimento do semiárido nordestino, gerando empregos e riqueza.

Durante sua fala, o ex-governador Nilo, que é sobrinho do homenageado, lembrou da bonita trajetória de Osvaldo Coelho. “Meu tio foi um homem que dedicou a sua vida toda ao sertão e aos sertanejos. Foi com ele que aprendi que ‘nada resiste à força do trabalho’. Um homem guerreiro, que amava seu povo”, afirmou.

Arthur Maia também elogiou a atuação do ex-deputado como homem público. “Conheci Osvaldo Coelho na infância e, portanto, convivi com ele durante muito tempo. Sempre o tive como uma inspiração pela sua preocupação permanente em levar os benefícios para a sua terra, sem deixar de estar envolvido nos grandes debates nacionais. É um exemplo de ética, decência, um patriota que amou sua terra. Essa biografia com certeza dará uma grande contribuição às novas gerações. É uma justa homenagem a um grande homem público”, disse.

A publicação “Perfil Parlamentar de Osvaldo Coelho” terá versão impressa à venda no espaço físico da livraria da Câmara e no site da livraria: livraria.camara.leg.br. Sua versão digital estará também disponível para download gratuito pelo site.