Revitalização do Perímetro Irrigado de Ceraíma em Guanambi

Revitalização do Perímetro Irrigado de Ceraíma em Guanambi

A conclusão da obra de revitalização do Projeto Irrigado de Ceraíma abre novos horizontes para o município de Guanambi, cria oportunidades de geração de emprego e renda e abre a perspectiva de aquecimento da economia.

Com muito esforço e trabalho em Brasília, o deputado Arthur Maia conseguiu garantir recursos na ordem de R$ 16 milhões para revitalizar o Perímetro Irrigado, que representa a geração de 1500 empregos diretos e a produção de riqueza para o sudoeste baiano.

Os recursos foram empregados na modernização do sistema de irrigação, que prevê alta eficiência no uso de recursos hídricos, e também nos serviços de recuperação das estradas vicinais, da sede da Cooperativa e dos galpões – ainda em andamento. A nova estrutura de distribuição hídrica substitui a antiga rede de canais e acéquias à céu aberto, construída há mais de 40 anos, por um sistema de condução por tubulações, e vai economizar água e energia, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental do projeto.

Desde 2008, os agricultores familiares vinham sofrendo com as estiagens constantes na região que resultaram na redução da área cultivada ao longo dos anos. Parte dos produtores conseguiu manter o cultivo devido à construção de poços artesianos. Porém, a qualidade da água inviabilizou a manutenção de algumas culturas. A previsão é de que a área volte a produzir cerca de quatro mil toneladas de frutas por ano, beneficiando Guanambi e região.

Assista o vídeo e conheça mais aqui.